2025/07/17

iPhones com ecrãs BOE podem ser banidos dos EUA

Fica descoberto o motivo pelo qual a Apple deverá manter os iPhones com ecrãs BOE confinados à China.

A Apple poderá ficar impedida de vender iPhones com ecrãs fabricados pela BOE nos Estados Unidos, após uma decisão preliminar da Comissão de Comércio Internacional (ITC). O motivo? A fabricante chinesa é acusada de ter violado segredos comerciais da Samsung Display relacionados com a tecnologia OLED.

A decisão inclui duas ordens: uma de exclusão limitada, que proíbe a importação de iPhones com os ecrãs em questão, e outra de cessação de actividades, que impede a Apple de vender ou produzir mais unidades com estes componentes. A proibição ainda não entrou em vigor, mas deverá ser confirmada numa decisão final prevista para Novembro. Actualmente, a Apple utiliza painéis de vários fornecedores: Samsung, LG e BOE. A BOE é normalmente responsável pelos ecrãs sem ProMotion nos modelos base, e forneceu a maioria dos painéis do iPhone 16e. Apesar disso, já foi aprovada a utilização de ecrãs BOE para modelos do iPhone 17 Pro, que serão comercializados exclusivamente na China, onde a decisão da ITC não tem impacto.

Paralelamente à decisão da ITC, a Samsung Display também avançou com um processo judicial no Texas, exigindo compensações financeiras por lucros perdidos e danos. Esta disputa poderá influenciar a forma como a Apple distribui os seus contratos de fornecimento de ecrãs no futuro. Isto chega numa altura em que a Samsung terá assegurado o fornecimento dos ecrã dobráveis que serão utilizadores no futuro iPhone Fold, que deverá ser lançado no final de 2026.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)