A OpenAI revelou o ChatGPT Agent, uma nova ferramenta que vai além de um simples chatbot confinado numa pequena janela. Este "agente" é capaz de executar tarefas complexas de forma autónoma, usando um computador virtual com acesso a browser e linha de comandos. Esta novidade foi criada para facilitar o dia a dia dos utilizadores, automatizando tarefas como planear reuniões, fazer compras ou preparar apresentações, tudo sem necessidade de intervenção ou supervisão do utilizador, embora o utilizador possa também interagir a qualquer momento.
O ChatGPT Agent foi desenvolvido com base numa nova versão do modelo da OpenAI, treinado especificamente para usar várias ferramentas como o browser e terminal de linha de comandos. Esta tecnologia combina o melhor dos projectos Operator e Deep Research da empresa. No seu funcionamento, pode aceder a apps, consultar calendários, fazer reservas e até preparar relatórios completos com base em fontes externas.
ChatGPT can now do work for you using its own computer.
— OpenAI (@OpenAI) July 17, 2025
Introducing ChatGPT agent—a unified agentic system combining Operator’s action-taking remote browser, deep research’s web synthesis, and ChatGPT’s conversational strengths. pic.twitter.com/7uN2Nc6nBQ
Durante uma demonstração, foi possível ver o ChatGPT Agent a organizar um jantar romântico, cruzando horários no Google Calendar com mesas disponíveis em restaurantes. Outra funcionalidade demonstrada foi a capacidade de automatizar pequenas tarefas do dia a dia, como pedidos semanais de estacionamento num exemplo usado por um colaborador da própria OpenAI.ChatGPT agent starts rolling out today to Pro, Plus, and Team users.
— OpenAI (@OpenAI) July 17, 2025
Pro users will get access by the end of day, while Plus and Team users will get access over the next few days.
Enterprise and Edu users will get access in the coming weeks. https://t.co/oV4pvBYkId
Apesar de poder demorar alguns minutos a concluir tarefas mais exigentes, a OpenAI diz que o ganho de tempo continua a ser significativo. O ChatGPT Agent pede permissão antes de realizar acções importantes como enviar emails ou efectuar reservas. A nova ferramenta já está a ser disponibilizada para utilizadores Pro, Plus e Team, com planos de alargamento para empresas e instituições educativas ainda este verão. Mas entretanto, devido ao afluxo que a OpenAI diz ter tido, já adiou a chegada aos utilizadores Plus e Teams para o início da próxima semana.
Quem fica a aguardar ainda mais, sem data anunciada, são os utilizadores europeus, que mesmo pagando por estas modalidades da OpenAI, continuam sem acesso a este ChatGPT Agent.


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)