A Samsung garante que as funcionalidades Galaxy AI vão continuar grátis "para sempre", mas apenas para as funcionalidades base incluídas de fábrica.
Depois de ter preocupado os utilizadores com a indicação que as funcionalidades AI passariam a ser a pagar, a Samsung vem esclarecer alguns aspectos do Galaxy AI. A Samsung assegura que as principais funcionalidades do Galaxy AI, incluídas de origem nos smartphones, vão continuar a ser gratuitas. Desde o lançamento da série Galaxy S24 no início de 2024, a marca tem apostado nas suas próprias ferramentas de inteligência artificial, como o Live Translate, Audio Eraser, Note Assist e Generative Edit - mesmo se nalguns casos isso seja feito com recurso às tecnologias AI da Google, como o Gemini.
Inicialmente, a Samsung tinha indicado que estas funcionalidades estariam disponíveis gratuitamente "até ao final de 2025", sem clarificar o que aconteceria depois. Agora, foi confirmado que todas as funcionalidades do Galaxy AI pré-instaladas nos dispositivos não terão qualquer custo adicional no futuro. Isto significa que funcionalidades como o Live Translate, Zoom Nightography, Audio Eraser, Browsing Assist e os wallpapers gerados por AI, deverão permanecer acessíveis sem qualquer risco de passarem para um modelo de subscrição no futuro.
Apesar das boas notícias, esta anúncio não invalida o risco das subscrições para acesso a funcionalidades mais avançadas. Por exemplo, os novos Z Fold 7 e Z Flip 7 vêm com acesso às funcionalidades "pro" do Gemini durante os primeiros seis meses, mas depois disso passam a deixar os utilizadores no patamar de acesso gratuito. Para as empresas, parece ser cada vez mais claro o desejo de adicionar mais uma subscrição (de serviços AI) aos gastos mensais dos utilizadores - resta saber se o mercado está disposto a aceitar isso. Olhando para um futuro a mais longo prazo, isto levanta também as preocupações de que, pegando-se num destes smartphones daqui por uma dezena de anos, muitas destas funcionalidades AI dependentes da cloud deverão estar completamente offline.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)