A Samsung está a preparar o lançamento do Auto DeX, uma nova solução de infotainment para automóveis que promete ser uma alternativa directa ao Android Auto e CarPlay. De acordo com um leak recente, a plataforma será compatível com mais de 8.500 modelos de carros de mais de 120 marcas, e poderá até funcionar em veículos não suportados com alguns "truques" (por agora ficando à imaginação de cada um tentar perceber que truques serão).
Ao contrário das soluções da Google e da Apple, o Auto DeX poderá funcionar directamente no smartphone, algo que o Android Auto permitia até 2022. Isto poderá dar à Samsung uma vantagem clara, tornando o sistema mais acessível e versátil para os seus utilizadores - bastando posicionar o smartphone num suporte no automóvel.
As primeiras imagens mostram uma interface bastante semelhante ao Android Auto, com uma barra de tarefas inferior para aplicações favoritas e recentes, e uma barra vertical com atalhos para chamadas, música, navegação, assistente digital e gaveta de apps. Há também widgets dedicados para música e informações em tempo real.Here's a FIRST LOOK at Samsung's 'Auto DeX', supporting 8500+ car models of 120+ brands. The great news is, even if your car doesn't support it or you don't have a car, you can use it with some tricks. Another great news is, you can use DeX even if your phone doesn't support it! pic.twitter.com/bQ2WOCKgEr
— Galaxy Techie (@GalaxyTechie) July 8, 2025
Embora ainda não se saiba muito sobre a base do sistema, tudo indica que o Auto DeX partilhará muito do seu código com o Android Auto, o que significará compatibilidade "total" entre os dois sistemas. A Samsung já tem um historial de colaborações com a Google, e pode ter recebido acesso exclusivo para personalizar esta versão. O que é certo é que, ao funcionar no smartphone, evitará todos os problemas que a Apple tem enfrentado com a nova geração do CarPlay, que precisa da colaboração dos fabricantes de automóveis, que têm estado reticentes em ceder ainda mais controlo para a Apple.


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)