2025/07/16

Seagate lança discos de 30TB para o público

Os espaçosos discos rígidos HAMR de 30TB da Seagate ficam finalmente disponíveis para o público, embora a preço pouco convidativo.

Após mais de 20 anos de desenvolvimento, a Seagate começou finalmente a vender discos rígidos com tecnologia HAMR (Heat-Assisted Magnetic Recording) ao público. Estes discos usam pequenos lasers para aquecer áreas específicas do prato magnético, permitindo armazenar mais dados em menos espaço. Embora a empresa já tenha fornecido modelos de 36TB para uso em data centers, os consumidores agora podem comprar versões de 30TB e 28TB - por cerca de 600 e 570 dólares, respectivamente.

Os novos modelos IronWolf Pro e Exos M utilizam tecnologia CMR (Conventional Magnetic Recording), que oferece melhor desempenho do que a alternativa SMR. Ambos baseiam-se na plataforma Mosaic 3+ da Seagate, que permite atingir densidades inéditas de armazenamento, com mais de 3TB por prato. Apesar de grande parte dos computadores pessoais já ter abandonado os discos mecânicos em favor dos SSD, os HDD continuam a ser a opção mais económica por gigabyte, especialmente em ambientes onde a velocidade não é prioridade, como em servidores de backup, sistemas de videovigilância, e armazenamento de grande quantidades de dados.

A concorrência ainda está a preparar-se: a Western Digital só deverá lançar os seus primeiros discos HAMR em 2027, e a Toshiba continua em fase de testes. Para já, a Seagate assume a liderança neste tipo de armazenamento de alta capacidade para aplicações que vão muito além da inteligência artificial, mas o factor "custo" continuará a ser um grande entrave à sua expansão entre os utilizadores comuns (tendo em conta a diferença face a discos ligeiramente mais pequenos).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)