Demonstrando o ridículo de ter app stores alternativas que continuam subjugadas ao controlo da Apple, a app iTorrent foi bloqueada pela Apple apesar de ser disponibilizada via AltStore Pal na Europa.
A Apple bloqueou a distribuição da app de torrents iTorrent na AltStore PAL, uma das lojas alternativas disponíveis na União Europeia. Até agora, apps como o iTorrent tinham conseguido chegar ao iPhone e iPad fora da App Store graças ao Digital Markets Act, que obrigou a Apple a abrir o iOS a lojas alternativas. No entanto, desde Julho, vários utilizadores deixaram de conseguir descarregar a aplicação, depois de a Apple ter revogado os seus direitos de distribuição sem qualquer explicação.
Apesar de as lojas alternativas terem menos restrições do que a App Store, continuam a estar obrigadas a aprovação por parte da Apple. Uma verificação que é justificada como sendo necessária para garantir que as "apps estão livres de malware, funcionam como prometido e não representam riscos de fraude". O problema é que, no caso do iTorrent, a Apple não forneceu qualquer explicação para o bloqueio, deixando os utilizadores e o próprio criador sem respostas.
O programador da app, Daniil Vinogradov, diz que só recebeu respostas vagas da Apple e a confirmação de que a equipa de escalonamento estaria a "investigar" a situação. A falta de transparência levantou dúvidas sobre se a remoção estará ligada a problemas de segurança, incumprimento de regras ou apenas a um maior controlo sobre apps de torrent. Note-se que este tipo de comportamento é habitual na Apple, até para apps na App Store oficial.
Também a AltStore PAL pediu esclarecimentos e obteve a mesma resposta pouco clara. Não foram emitidos avisos relativamente a apps de torrents no geral, o que parece indicar que não se trata de uma proibição alargada. No entanto, é mais um exemplo que demonstra porque motivo a UE tem que exigir que o acesso ao iOS possa ser feito por app stores alternativas que sejam totalmente independentes da Apple - algo que, infelizmente, também terá que ser aplicado no futuro ao Android.
2025/08/28
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)