A borracha é mais um dos produtos que demonstra a nossa dependência na natureza.
Pergunte-se a alguém como a nossa sociedade está dependente de produtos naturais e a maioria das pessoas pensará imediatamente nos alimentos cultivados. Mas, embora se trate de um produto intragável, a borracha é um daqueles produtos que passou a "nem se pensar nisso" para que continua a ter uma importância crítica para o mundo moderno - e cuja origem tem estado em maior risco do que seria desejável.
Ainda hoje a maioria da borracha é de origem natural, e continua a ser um elemento de importância tão estratégica quanto o era nos tempos em que o Brasil era a sua principal origem. Mesmo apesar dos esforços de se procurar uma alternativa sintética, é mais uma das coisas em que a tecnologia humana ainda não foi capaz de igualar a eficiência da natureza, e isso deixa-nos totalmete expostos âs doenças que afectam a árvore da borracha - que têm provocado grandes dores de cabeça.
Pelo caminho, descobrimos também como a descoberta da borracha pelos europeus perdeu décadas a tentar torná-la num produto útil... quando tudo o que tinham que fazer era simplesmente aprender com aquilo que as civilizações americanas como os Maias e Aztecas já faziam há séculos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)