A Microsoft está a testar discretamente uma nova função no Edge para Android que pode causar algum atrito com o YouTube. Trata-se de uma funcionalidade experimental que permite reproduzir (e ouvir) vídeos em background, algo que a Google limita a quem paga pelo YouTube Premium. Na prática, isto significa que pode ouvir música, podcasts ou qualquer vídeo mesmo que mude para outra app, ou até com o telemóvel bloqueado.
De momento, a função só está disponível na versão Canary do Edge e o funcionamento não está imediatamente disponível. É preciso activar uma flag escondida em edge://flags e, depois, ligar a opção de reprodução em segundo plano nas definições da app. Feito isto, o browser trata os vídeos do YouTube como se tivesse uma subscrição Premium, incluindo mostrar a capa do conteúdo nos controlos multimédia.
Como activar o YouTube em background no Edge para Android:
- Descarregar o Microsoft Edge Canary para Android
- Abrir o Edge Canary.
- Ir a edge://flags na barra de navegação.
- Procurar por "background."
- Mudar a opção "Video Background Play" para "Enabled."
- Reiniciar o Microsoft Edge Canary.
Adicionalmente temos ainda que:
- Abrir o Microsoft Edge Canary.
- Ir a Settings (hamburger menu -> Settings)
- Ir até "Site Settings"
-
Mudar a opção "Background video playback" para "on"
Esta novidade pode fazer ressurgir a velha rivalidade entre a Microsoft e a Google em torno do YouTube. Há mais de dez anos, a Microsoft tentou lançar a sua própria aplicação da plataforma, mas a Google acabou por bloquear o acesso às suas APIs. Agora, com esta função, o Edge oferece gratuitamente uma das vantagens mais procuradas do YouTube Premium, o que dificilmente passará despercebido por parte da Google.
Por enquanto, tudo está em fase de testes e podem surgir alguns erros. Mas se a novidade for lançada de forma oficial, o Edge pode tornar-se numa alternativa apelativa para utilizadores Android que não querem pagar só para ter vídeos em background.


















Vivaldi já permite há algum tempo.
ResponderEliminarFirefox, permite isso e sem publicidade, aliás já nem me lembro da ultima vez que abri a aplicação do Youtube.
ResponderEliminar