2025/08/21

Gemini Live vai indicar visualmente do que está a falar

O Gemini Live vai ficar ainda melhor, e além de reconhecer o que está a ver, poderá mostrar exactamente do que está a falar, visualmente.

A Google está a preparar uma grande actualização para o Gemini Live, o seu assistente AI em tempo real. Já na próxima semana, o serviço vai conseguir destacar objectos directamente no ecrã quando partilhar a câmara do smartphone, facilitando a orientação visual. Por exemplo, se não tiver a certeza de qual ferramenta escolher, basta apontar a câmara e o Gemini Live vai colocar uma caixa em redor da opção correta. A funcionalidade estreia-se nos novos Pixel 10, que chegam a 28 de Agosto, e será depois alargada a outros dispositivos Android e, mais tarde, aos iPhones.

Para além disso, o Gemini Live vai passar a integrar-se melhor com apps como Mensagens, Telefone e Relógio. Na prática, isto permitirá coisas como confirmar direcções e, de imediato, pedir ao assistente que envie uma mensagem a um amigo a avisar que vai chegar mais tarde, tudo sem sair da conversa. O Gemini encarrega-se de redigir e enviar o texto automaticamente.
A Google também está a melhorar a voz do assistente com um novo modelo de áudio que promete tornar as conversas mais naturais. O Gemini vai adaptar a entoação, ritmo e tom consoante o contexto - falando de forma mais calma em situações de maior stress, por exemplo. Os utilizadores poderão ainda ajustar a velocidade com que o assistente fala.

Por fim, haverá espaço para alguma criatividade: o Gemini Live vai conseguir mudar o estilo da voz em modo de narrativa. Isto inclui dramatizar histórias a partir da perspectiva de personagens históricas ou adoptar sotaques para tornar as conversas mais envolventes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)