A Samsung recebeu um prémio de investigação por melhorias feitas na tecnologia de arrefecimento Peltier.
A Samsung acaba de receber um prémio R&D 100 de 2025 pela sua tecnologia de arrefecimento Peltier de nova geração, desenvolvida em parceria com o Applied Physics Laboratory da Universidade Johns Hopkins. O prémio, muitas vezes descrito como o "Nobel da Engenharia", distingue anualmente as 100 tecnologias mais inovadoras do mundo.
A inovação foi publicada no início do ano na Nature Communications. Os engenheiros da Samsung, em colaboração com a equipa de investigação do Dr. Rama Venkatasubramanian, recorreram à nanotecnologia para melhorar a eficiência dos dispositivos Peltier, que utilizam semicondutores em vez de gases refrigerantes nocivos para o ambiente. De acordo com a Samsung, o novo design aumenta a eficiência em até 75%, necessitando apenas de 0.1% dos materiais usados pela geração anterior. Isto abre caminho para sistemas de arrefecimento mais pequenos, leves e amigos do ambiente.
Embora ainda possa demorar a chegar a produtos do dia a dia, as aplicações potenciais vão desde o arrefecimento de smartphones e computadores, a coisas bastante mais vastas como electrodomésticos, automóveis, casas, e data centers. A Samsung já apresentou uma primeira utilização desta tecnologia no seu AI Hybrid Refrigerator, mostrado na IFA no ano passado, sendo agora uma questão de tempo para vermos em que outros produtos a Samsung poderá aplicar esta tecnologia.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)