2025/08/25

Spotify encerra EeveeSpotify

O Spotify encerrou o EeveeSpotify, mas em resposta já foi criado um EeveeSpotifyReborn.

O Spotify exigiu a remoção do EeveeSpotify do GitHub, um tweak para iOS que permitia aceder a funcionalidades premium do serviço sem subscrição paga. Tal como o antigo Spotilife, o EeveeSpotify oferecia reprodução sem anúncios, escolha de músicas à vontade e sem limite, e acesso a letras - tudo sem que os utilizadores tivessem que pagar pelo plano Premium.

A ferramenta estava disponível no GitHub já com ficheiros IPA modificados e prontos a instalar. Após ganhar bastante popularidade, o Spotify apresentou um pedido de remoção, alegando que o repositório incluía cópias não autorizadas do seu software protegido por direitos de autor. O GitHub cumpriu, apagando o repositório e mais de 500 forks associados.
Mas, como já serie de esperar, as coisas não se ficaram por aqui. Pouco depois, surgiu o EeveeSpotifyReborn, uma nova versão do projecto que evita incluir directamente código protegido da aplicação. Desta vez, os pacotes IPA não estão disponíveis - os utilizadores têm que aplicar o patch por conta própria, tornando a instalação menos simples, mas removendo o principal motivo para que o Spotify o possa encerrar.

O futuro do tweak ainda é incerto. Apesar de o EeveeSpotifyReborn já contar com mais de 100 forks, o Spotify pode alegar que continua a contornar as suas medidas de protecção. Se tal voltar a acontecer, já se pode antever que o passo seguinte será passar para outro local menos susceptível de poder ser removido por pedidos do Spotify.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)