2025/08/16

Starlink lança Standby Mode de $5 por mês

O serviço Starlink lançou uma nova modalidade Standby Mode que oferecer dados ilimitados por apenas $5 por mês - mas com velocidade reduzida.

A SpaceX tem feito uma campanha ultra-agressiva para promover o serviço Starlink de internet via satélite, com mensalidades reduzidas e, recentemente com a oferta do terminal em troca de um compromisso de permanência de 12 meses. Agora, avança com um plano que pode ser aquilo que muitos desejavam.

Uma das vantagens do serviço Starlink era a de que os clientes podem simplesmente usá-los nos meses em que precisam e suspender o serviço nos meses em que não precisam com o modo "Pausa", não pagando esses meses. Para aqueles que querem usar o Starlink apenas como backup da sua ligação terrestre, era algo que valia a pena equacionar - mas agora passa a haver uma proposta adicional.

Para quem quer manter apenas a conectividade mas sem pagar a mensalidade total, a Starlink propõe o Standby Mode, que custa apenas $5 por mês e disponibiliza dados ilimitados - com a condicionante da velocidade estar limitada a um máximo de 500 Kb/s.
Como John Carmack (criador do Doom, Quake e outros) faz questão de dizer, apesar de hoje em dia estes 500 Kb/s parecerem reduzidos, na verdade seriam mais que suficientes para a maioria das coisas - até para jogos multiplayer com comunicações por voz - desde que as coisas fossem feitas de forma eficiente. Infelizmente, estamos numa era em que poucos se preocupam com essa eficiência, e de vez em quando ainda nos deparamos com sites que usam imagens com 20 MB ou mais de forma totalmente desnecessária (para não falar nos MB de scripts e imagens de publicidade).

Mesmo assim, para quem quiser assegurar a conectividade, tanto em locais remotos onde não existem alternativas, ou como backup para a sua ligação normal, esta proposta da Starlink revela-se bastante interessante. Pena é que, por outro lado, a SpaceX já esteja a recorrer a tácticas obtusas de tentar impedir a instalação de infraestrutura no solo, de modo a tentar assegurar que mais pessoas sejam forçadas a optar pelo seu serviço.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)