A Cloudflare apresentou o NET Dollar, com a qual espera fomentar as microtransacções na era AI.
A Cloudflare anunciou o lançamento do NET Dollar, uma stablecoin indexada ao dólar norte-americano, pensada para suportar pagamentos na chamada "web agentic", uma internet onde agentes AI autónomos efectuam transações em nome dos utilizadores.
Segundo a empresa, a NET Dollar vai permitir transacções instantâneas, seguras e acessíveis a nível global. O objectivo é possibilitar que agentes pessoais façam tarefas como reservar voos ou encomendar compras em tempo real, enquanto agentes empresariais efectuam pagamentos automáticos a fornecedores assim que uma entrega é confirmada. Este movimento quer marcar uma ruptura com o modelo de negócio baseado em publicidade que tem dominado a internet nas últimas décadas.
O NET Dollar também surge como base para novos modelos de negócio: criadores de conteúdo poderão ser compensados pela originalidade, programadores poderão monetizar APIs e aplicações, e empresas de AI terão de reinvestir no ecossistema ao pagar pelas fontes de conteúdo que utilizam. Para garantir interoperabilidade, a Cloudflare está a contribuir para padrões abertos como o Agent Payments Protocol e o x402, que simplificam o envio e a recepção de pagamentos entre diferentes geografias e moedas.
O CEO da Cloudflare, Matthew Prince, diz que a missão é criar infraestruturas financeiras à velocidade da web moderna, viabilizando pagamentos fraccionados que recompensem a originalidade e sustentem a criatividade.
2025/09/26
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)