2025/09/19

Luma AI lança Ray 3 para geração de vídeo com "raciocínio"

A Luma Labs AI lançou o seu novo modelo de geração de vídeo AI, o Ray 3, com capacidade de raciocínio.

A qualidade dos modelos AI de geração de vídeo não tem parado de aumentar a ritmo exponencial nos últimos anos, passando de algo que era apenas uma curiosidade para modelos que são capazes de produzir vídeos com capacidade cinematográfica. Agora, a Luma dá mais um passo em frente, apresentando o Ray 3.

O Ray 3 não só tem capacidade para gerar vídeos com qualidade fotorealista - o seu vídeo de apresentação deixou-me a pensar "se isto fosse um trailer até gostava de ver o filme completo" - como também suporta a geração e edição de vídeos por anotações: em que basta rabiscar numa imagem aquilo que se pretende, tanto a nível de elementos como de movimentos.

Mas aquela que poderá ser a maior novidade do Ray 3 é o facto de ser um modelo com raciocínio (reasoning), o que permite que o modelo possa criar um vídeo, e de seguida analisá-lo para ver se realmente faz sentido e vai ao encontro daquilo que foi pedido pelo utilizador. No exemplo dado vemos como isso se processa.
Será inevitável que os outros modelos AI acabem por fazer o mesmo, de modo a que os vídeos produzidos estejam mais próximos daquilo que realmente foi pedido, reduzindo a necessidade de ser o utilizador a fazer esse tipo de correcções.

O Ray 3 pode ser experimentado gratuitamente no Dream Machine da Luma.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)