2025/09/19

Nvidia faz parceria com Intel

A Nvidia deu uma "mãozinha" à Intel, com um investimento de 5 "biliões" (mil milhões) de dólares e promessa de APUs x86 com GPU RTX integrados.

A Nvidia anunciou um investimento de 5 mil milhões de dólares em acções da Intel, acompanhado de uma parceria estratégica para desenvolver novos produtos tanto para PC como para servidores.

Para os utilizadores domésticos, a grande novidade é que a Intel vai fabricar APUs x86 com chiplets de GPU Nvidia RTX integrados. Até agora, a combinação Intel + Nvidia era comum em portáteis, mas a integração no mesmo chip poderá trazer ganhos significativos em eficiência energética e desempenho. A colaboração também se estende ao segmento empresarial. A Intel vai produzir CPUs x86 personalizados para a Nvidia, destinados às suas soluções de infraestruturas AI, comunicando com GPUs através da tecnologia NVLink. Isto representa um passo importante após a falhada tentativa da Nvidia em adquirir a ARM, permitindo agora oferecer núcleos x86 personalizados além das soluções baseadas em ARM.

Com a Nvidia a ser a empresa mais valiosa da actualidade (com valor de mercado de quase 4.3 "triliões" de dólares) enquanto a Intel já nem aparece no top 100, esta movimentação acaba por ser uma forma da Nvidia aproveitar a sua posição para ganhar ainda mais vantagem contra o seu principal rival nos GPUs, a AMD (apesar desta estar bem distante, na 49ª posição com valor de mercado de apenas 256 "biliões").

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)