2025/09/16

OpenAI lança GPT-5 Codex para enfrentar o Claude Code

A OpenAI anunciou uma nova versão do seu modelo para programação, o GPT-5-Codex, que já começou a chegar aos utilizadores do Codex.

A OpenAI começou a disponibilizar o GPT-5 Codex, uma versão especializada do seu modelo de IA focada em programação, para todas as instâncias do Codex — incluindo o Terminal, a extensão para IDEs e o Codex Web (chatgpt.com/codex).

O Codex funciona como um agente de automação de código, capaz de executar tarefas complexas de programação. Mesmo quem não domina linguagens de programação pode usá-lo para “vibe code” de apps e web apps. Até agora, no entanto, o serviço tinha ficado atrás do Claude Code, o principal concorrente neste segmento. Segundo a empresa, o modelo introduz uma forma mais flexível de "pensar", podendo dedicar desde alguns segundos até sete horas a uma única tarefa de programação, dependendo da sua complexidade. Essa abordagem torna-o mais eficiente em benchmarks de codificação, incluindo o SWE-bench Verified e testes de refactoring de código em grandes repositórios.
Este avanço surge num momento de forte competição no sector de ferramentas de programação assistida por AI. Concorrentes como o Claude Code, o Cursor (que ultrapassou os 500 milhões de dólares em ARR em 2025) e o Windsurf - que recentemente esteve no centro de uma tentativa falhada de aquisição - mostram o quanto o mercado está a crescer neste segmento.

De acordo com Alexander Embiricos, líder de produto do Codex, o segredo do GPT-5-Codex está na sua capacidade de ajustar dinamicamente o tempo de raciocínio durante a execução. Ao contrário de sistemas baseados em routers, que decidem antecipadamente os recursos a usar, este modelo pode prolongar o seu esforço conforme necessário. Em alguns casos, já chegou a passar mais de sete horas numa única tarefa, algo que a OpenAI considera uma vantagem crucial em relação à concorrência.

O GPT-5 Codex está em fase de distribuição mas nem todos os utilizadores terão acesso imediato logo no primeiro dia. A OpenAI diz que o modelo irá ficar disponível para todos nos próximos dias, incluindo quem usa o plano ChatGPT Plus (20 dólares/mês).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)