2025/10/29

Buick supera Tesla em teste de condução autónoma

Um teste de condução autónoma na China terminou com resultado surpreendente, com o veículo mais económico - um Buick Electra L7 - a derrotar os rivais mais dispendiosos.

Um resultado inesperado está a dar que falar: um automóvel eléctrico Buick conseguiu superar concorrentes de topo equipados com muita mais tecnologia num teste de condução autónoma em condições reais realizado na China. O SAIC-GM Buick Electra L7, o carro mais económico da competição, conquistou o primeiro lugar no evento que avaliou os sistemas "Autopilot" de 17 veículos eléctricos, incluindo modelos da BYD, Xiaomi, XPeng, Zeekr, e claro, da Tesla. Este resultado torna-se mais marcante quando se tem em conta que o Buick vencedor tem um preço de apenas €20.840 na China, o que é menos de metade do que muitos dos outros automóveis testados.
O percurso, que foi mantido secreto até ao início do evento para evitar "afinações especiais" era bastante diversificado, incluindo 28 semáforos, rotundas caóticas, curvas cegas, e ainda e oito locais de teste com manobras complexas. Muitos dos automóveis equipados com os sistemas mais avançados demonstraram dificuldades até em manobras básicas. Por exemplo, um simples teste de inversão de marcha revelou-se demasiado complexo para sete veículos, que seguiram o caminho errado, ou simplesmente desistiram de efectuar a manobra e pediram ao condutor humano para assumir o controlo.
Outra parte crucial do teste envolveu a identificação de um obstáculo em película de plástico transparente colocada na estrada. Este desafio conseguiu enganar a maioria dos carros, com apenas seis dos 17 EV's a identificarem correctamente a barreira transparente. Os veículos que tiveram sucesso, incluindo o vencedor Buick Electra L7, tinham em comum uma peça chave de hardware que é bastante criticada pela Tesla: sensores LIDAR. Um resultado que valida que a utilização de sensores LIDAR contribui para uma maior segurança nos sistemas de condução autónoma - o Model 3 da Tesla não viu o obstáculo e falhou neste teste (mas, refira-se que passou com sucesso todos os outros testes complicados - ao contrário do Xiaomi YU7, que passou esse teste mas falhou quatro outros testes).

Ainda assim, é de imaginar que muitos destes fabricantes sintam vontade de espreitar que segredos se escondem no modo Autopilot do Buick Electra L7, pois não deixa de ser uma derrota embaraçosa ver o automóvel mais barato a ganhar aos modelos mais dispendiosos.

3 comentários:

  1. Lol esse falhou dois testes o de intersecção e estrada rurais. O model 3 não passou apenas 1, a tal porcaria transparente na estrada. Ficando no meio da tabela. Passou em todos os outros. Que raio de artigo, Carlos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yep. Também tinha reparado no mesmo.
      Falha um teste irreal e fica atrás de outros que falharam 5 testes reais?

      Eliminar
  2. É uma vergonha misturarem política com a indústria automóvel.
    A isenção política é uma demonstração de credibilidade.
    Sejam honestos intelectualmente e imparciais.
    Tenham vergonha!!!

    ResponderEliminar