Contribuindo para o domínio dos conteúdos AI, também na área musical se assiste ao mesmo tipo de tendência que se tem assistido na área da escrita. Um estudo revela que se atingiu um ponto em que a maioria das pessoas não é capaz de distinguir entre uma música AI e uma música criada e tocada por pessoas reais.
E o mais "assustador" é que este estudo tinha sido feito com o Suno v3.5, e já vamos no Suno v5 com capacidades imensamente superiores.
Desde o início, em que o Suno era basicamente uma curiosidade, que o gerador de música AI tem registado grandes avanços. Um salto ao site do Suno, onde podemos escutar muitas das músicas criadas pelos utilizadores, irá certamente surpreender com as criações musicais que podemos ter hoje em dia.It looks like AI music is following the same path as AI text:
— Ethan Mollick (@emollick) October 23, 2025
1) Appears to have passed the Turing Test, people are only 50/50 in identifying older Suno vs. human songs (but 60/40 when two songs are the same genre)
2) Same fast development, new models are getting better quickly. pic.twitter.com/8NfxZeEuK0
Aliás, há todo um vasto universo de pessoas que se dedicam a esta área, e com ramificações surpreendentes: por exemplo, há pessoas que se dedicam a criar músicas educativas sobre diversos temas e disciplinas, como forma de facilitarem a aprendizagem - e não se pode negar que muitos alunos poderão estar mais predispostos a "ouvir música" do que "ler um livro", e que no processo poderão estar a ouvir algo que lhes conta partes da história de Portugal, ou temas de geografia, biologia, ou quaisquer outros.
E sim... também se desenrasca bem em português:
No próximo ano (ou antes), estou a repetir este artigo, mas desta vez com filmes criados por medida. :)


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)