A OpenAI revelou um passo importante para o futuro do ChatGPT: torná-lo numa plataforma universal onde as apps podem viver dentro do próprio chat - com o Spotify, Canva e Zillow como parceiros iniciais. Durante a conferência Dev Days, o CEO Sam Altman anunciou o novo SDK da empresa, que permite aos programadores criar apps totalmente funcionais dentro do ChatGPT, com controlo total sobre dados, acções, e interfaces interactivos, tudo integrado na mesma janela de conversa.
Construído sobre o protocolo open-source Model Context Protocol (MCP), o SDK facilita a integração para quem já usa este padrão: basta adicionar um recurso HTML. Na prática, isto significa que um utilizador poderá, por exemplo, pedir ao Figma para transformar um esboço num diagrama sem sair do ChatGPT, ou criar uma playlist no Spotify quando pedir sugestões de músicas. A plataforma também poderá recomendar automaticamente apps adequadas ao contexto da conversa.
Entre os primeiros parceiros estão nomes como Spotify, Canva, Zillow, Expedia e Booking.com. Nas próximas semanas, juntar-se-ão outras como a Peloton, Target, Uber e Doordash. Segundo Altman, os programadores já podem começar a criar as suas apps e submetê-las para aprovação, com um directório público a chegar ainda este ano. As apps que cumprirem padrões mais elevados de design e funcionalidade terão destaque especial dentro da interface - embora o sistema se destine a apps simples e não a substituir apps complexas.You can now chat with apps in ChatGPT. pic.twitter.com/T9Owi3POim
— OpenAI (@OpenAI) October 6, 2025
A OpenAI apresentou ainda o AgentKit, uma nova ferramenta que permite criar chatbots personalizados através de uma interface visual simples, com métricas e testes integrados, e o ChatKit (com demonstrações disponíveis). Além disso, foram anunciadas melhorias no Codex, incluindo integração com o Slack e novas APIs, bem como a chegada de modelos recentes à API — entre eles o Sora 2, o GPT-5 Pro e uma versão mais leve e económica da interface de áudio em tempo real.Introducing AgentKit—build, deploy, and optimize agentic workflows.
— OpenAI Developers (@OpenAIDevs) October 6, 2025
💬 ChatKit: Embeddable, customizable chat UI
👷 Agent Builder: WYSIWYG workflow creator
🛤️ Guardrails: Safety screening for inputs/outputs
⚖️ Evals: Datasets, trace grading, auto-prompt optimization pic.twitter.com/pGgNHKOvj3
Todas as novidades centram-se no ponto de facilitar o acesso às tecnologias AI e as tornar de uso mais prático e acessível. As apps no ChatGPT podem muito bem sinalizar um novo sinal de mudança: depois dos assistentes AI estarem a fazer desaparecer as pesquisas tradicionais nos motores de pesquisa na web, pode ser o primeiro passo no sentido de fazer com que também as próprias apps estejam em risco, passando a ser relegadas para meras "ferramentas" que serão usadas principalmente através de um assistente AI. Ou seja, se hoje em dia são os responsáveis pelos sites a ficarem preocupados com a redução nas visitas, daqui por alguns anos podem ser os donos das grandes "app stores" a queixarem-se que já ninguém instala ou compra apps, porque fazem tudo através dos assistentes AI.


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)