O WhatsApp reforçou a segurança dos backups adicionando suporte para passkeys.
O WhatsApp está a lançar um novo sistema de protecção com cópias de segurança com passkeys, eliminando a necessidade de memorizar passwords ou longas chaves de encriptação. Os backups são encriptados usando o mesmo método de autenticação do dispositivo, como Face ID, impressão digital ou código de bloqueio do ecrã
Até agora, as cópias de segurança com encriptação end-to-end exigiam a criação de uma password ou uma chave de 64 dígitos, um processo pouco prático e fácil de esquecer. Com as passkeys, os utilizadores podem proteger ou restaurar os seus backups de forma imediata, bastando confirmar a identidade através do processo de autenticação já usada no seu dispositivo. As passkeys substituem as palavras-passe tradicionais por sistemas de autenticação locais, como reconhecimento facial ou impressão digital. O WhatsApp já tinha adicionado suporte para passkeys para o login em 2023, e a sua expansão para os backups demonstra que o sistema está a ganhar popularidade, no longo caminho para um futuro sem "passwords".
O WhatsApp refere que muitos utilizadores guardam anos de recordações preciosas nas conversas, desde fotos a notas de voz, e que desta forma se torna mais fácil manter esses conteúdos protegidos mesmo em caso de perda ou substituição do telemóvel.
A actualização está a ser distribuída de forma gradual nas próximas semanas e meses, tanto para iOS como Android.
2025/10/30
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)