A Apple quer expandir a gama de serviços via satélite nos iPhones, ainda sem revelar quanto é que isso poderá custar.
A Apple está a preparar uma expansão das funcionalidades de conectividade por satélite no iPhone, com o objectivo de tornar o dispositivo mais útil em locais sem rede móvel ou WiFi. Segundo novas informações, há cinco funcionalidades em desenvolvimento, que poderão levar as capacidades de satélite do iPhone muito além do uso em situações de emergência.
Entre as novidades está o Apple Maps via satélite, que permitirá utilizar a navegação mesmo quando se está totalmente sem rede; o envio de fotos por Mensagens via satélite, para partilhar imagens sem ligação móvel; e o Natural Usage, que permitirá manter ligação satélites mesmo quando se está no interior, sem necessidade de apontar o iPhone directamente para o céu. A Apple também trabalha na tecnologia satellite over 5G (NTN), que permitirá às antenas 5G no solo comunicarem via satélite para ampliar a cobertura em locais sem infraestrutura terrestre. Por fim, a empresa planeia criar uma API de satélite para que aplicações de terceiros possam integrar comunicações por satélite.
Por agora, a Apple não tem planos de permitir chamadas telefónicas, videochamadas, ou navegação na web por satélite, mas poderá introduzir opções pagas para funcionalidades mais avançadas. Isso poderá incluir acordos com operadoras de satélite, ou até uma colaboração com a SpaceX, apontada como potencial parceira para cobertura alargada.
O serviço de satélite nos iPhone tem sido fornecido pela Globalstar, empresa que a Apple ajudou a financiar no âmbito do sistema de SOS via satélite, mas foi uma aposta que se revelou "limitada". Com a constelação Starlink a SpaceX já disponbiliza o serviço "Direct to Cell", que possibilita comunicações com qualquer smartphone no solo sem necessidade de hardware especial, e que torna obsoletos os serviços que usam hardware satélite dedicado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)