2025/11/29

Dacia Duster e Bigster MY2026 em versão híbrida

A Dacia anunciou a abertura de encomendas para as versões do Dacia Duster e do Dacia Bigster MY2026 equipados com a motorização HYBRID-G 150 4×4.

A Dacia já está a aceitar encomendas para os Dacia Duster e Dacia Bigster MY2026 com motorização HYBRID-G 150 4×4. Este sistema de propulsão é o primeiro no mercado a combinar um sistema híbrido, bi-fuel GPL e tração integral, resultando em dois modelos eficientes, versáteis, económicos e fáceis de conduzir. A entrega das primeiras unidades está prevista para o início de 2026.

O motor HYBRID-G 150 4×4 agora disponível nos modelos Duster e Bigster combina um motor mild-hybrid 1.2 litros de 48V, com 103 kW (140 cv), no eixo dianteiro, com um motor elétrico de 23 kW (31 cv) no eixo traseiro. No total, o sistema oferece uma potência máxima de 113 kW (150 cv), estando associado a uma caixa de velocidades automática de dupla embraiagem de 6 velocidades.

O sistema de propulsão mild-hybrid, permite que o condutor circule em modo totalmente elétrico durante até 60% do tempo de condução em ciclo urbano, uma vez que a bateria de iões de lítio de 48 V carrega automaticamente durante as desacelerações e travagens.

Único no mercado, este híbrido bi-fuel 4×4 aproveita, ao máximo, o preço historicamente baixo do GPL para proporcionar poupanças substanciais. Esta tecnologia permite uma redução nos custos de utilização em 30% e as emissões de CO₂ em 20g. Com os seus dois depósitos de 50 litros (gasolina e GPL), a autonomia combinada pode chegar aos 1500 km (ciclo WLTP), no caso do Duster.
A tração integral inteligente é garantida pelo motor elétrico montado no eixo traseiro, que confere binário instantâneo assim que é detetada uma perda de aderência. Com esta tecnologia, tanto o Duster como o Bigster HYBRID-G 150 4×4 disponibilizam seis modos de condução:
  • Auto, em que o automóvel gere, automaticamente, a mudança entre os modos 4×2 e 4×4;
  • Eco para uma máxima economia, mudando para o modo 4×4 em caso de perda de aderência;
  • Neve, para uma condução mais segura no modo 4×4, em estradas com pouca aderência;
  • Lama/areia com a tração 4×4 otimizada a tempo inteiro, em superfícies soltas;
  • Bloqueio para condução fora de estrada, em terrenos acidentados, a baixas velocidades;
  • Hill Descent Control para controlar a direção e estabilizar o veículo, ao conduzir em descidas, a uma velocidade entre os 4 e os 30 km/h.
Em suma, o HYBRID-G 150 4×4 mantém as capacidades todo-o-terreno do Duster e do Bigster, enquanto proporciona uma maior facilidade de condução com a caixa de velocidades automática e o motor elétrico montado na traseira.


[Pela Estrada Fora]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)