2025/11/28

GrapheneOS sai de França para escapar a "backdoors"

O projecto GrapheneOS anunciou a saída de França devido a ameaças implícitas do governo francês quanto à exigência de backdoors para aceder a informação encriptada.

O GrapheneOS, variante do Android que se foca na privacidade e segurança (e que tem estado a preparar o lançamento de um smartphone que venha de origem com este sistema), anunciou o fim das operações e relações com empresas francesas devido a uma crescente "perseguição" por parte do governo francês.

Embora não tenham recebido qualquer pedido oficial, têm notado um aumento crescente de notícias nos jornais franceses que tentam passar a imagem de que o GrapheneOS é um sistema usado por redes criminosas e pedófilos. Tendo em conta que as autoridades francesas já fizeram raids e apreensões a outros serviços que se focam na protecção e privacidade, os responsáveis do GrapheneOS acreditam que seria apenas uma questão de tempo até que isso viesse a acontecer com eles.
Uma vez que o projecto se fica na privacidade e implementa toda uma série de medidas de protecção, é tecnicamente "impossível" para o GrapheneOS ceder dados dos utilizadores às autoridades, fazendo com que a única solução possível fosse acrescentar "backdoors" que ultrapassassem a encriptação - algo que o projecto se recusa a fazer, por isso preferindo deslocar os seus servidores para um país que seja mais receptivo à protecção da privacidade dos utilizadores.

Da próxima vez que se falar da China, e das suas capacidades de monitorização e censura, há que relembrar que aqui mesmo, na Europa, estamos em permanente risco de não poder usar encriptação realmente segura - apesar de dizerem que é apenas voluntária.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)