2025/10/14

GrapheneOS prepara expansão além dos Pixel

Depois de anos preso aos Pixel, o GrapheneOS prepara-se para se expandir a mais smartphones.

O GrapheneOS, o sistema operativo Android focado na privacidade e até agora exclusivo dos smartphones Pixel, está prestes a expandir-se para outros dispositivos. O projeto confirmou que estabeleceu uma parceria com um grande fabricante de smartphones Android para lançar o sistema em futuros topos de gama equipados com processadores Snapdragon. Embora o nome do parceiro não tenha sido revelado, foi adiantado que os equipamentos terão preços semelhantes aos dos Pixel e serão vendidos globalmente como parte da linha principal da marca.

Até agora, o GrapheneOS só estava disponível nos Pixel, uma vez que estes eram os únicos dispositivos a cumprir os requisitos de segurança e actualizações exigidos pelo projecto. Essa exclusividade, contudo, pode terminar já em 2026 ou 2027. A colaboração com o novo fabricante começou em meados de 2025 e tem como objetivo garantir suporte oficial do sistema para modelos equipados com chips Snapdragon topo de gama, representando uma mudança importante face aos processadores Tensor da Google.
O anúncio surge após críticas do projecto à Google, acusando-a de demorar demasiado tempo a corrigir falhas de segurança. Trabalhar com um fabricante que disponibilize actualizações mais rapidamente poderá permitir ao GrapheneOS manter os seus padrões de segurança sem depender da Google.

Para os utilizadores dos Pixel nada muda para já. O sistema continuará a suportar os dispositivos actuais e já confirmou compatibilidade com a série Pixel 10. No entanto, ainda está por decidir se o Pixel 11 receberá suporte, o que materializaria o descontentamento do projecto com a Google.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)