2025/10/14

Google vai deixar esconder resultados patrocinados - depois de serem vistos

A Google vai permitir que os utilizadores escondam os resultados patrocinados das pesquisas - mas só depois dos utilizadores já os terem visto.

Os anúncios nos resultados de pesquisa do Google vão tornar-se um pouco menos intrusivos, ou pelo menos é isso que a Google diz que irá acontecer. A empresa está a fazer alterações, passando a agrupar todos os resultados patrocinados numa única secção "Patrocinado" que pode ser minimizada. Claro que, antes de os podermos esconder temos obrigatoriamente que passar por eles e vê-los.

Até agora, cada anúncio tinha a sua própria etiqueta de "patrocinado", o que dificultava distinguir entre resultados verdadeiros e publicidade paga. Com esta actualização, o Google passa a juntar todos os anúncios no topo da página, com um botão no final da secção que permite escondê-los. Uma vez recolhidos, permanecem ocultos até o utilizador decidir expandi-los novamente. A alteração está a ser lançada tanto na versão desktop como mobile.
Segundo a Google, o objectivo é tornar a navegação ainda mais fácil, embora muitos apontem que obrigar o utilizador a ver primeiro os anúncios garante que estes continuem a gerar visibilidade para os anunciantes. Mas isso não será novidade, ao longo dos anos a Google tem tornado os resultados pagos cada vez mais semelhantes aos resultados verdadeiros, o que tem gerado várias críticas.

A nova etiqueta "Patrocinado" substitui a antiga designação "Anúncio", abandonada há alguns anos, numa tentativa de suavizar a linguagem. E embora esta mudança dê aos utilizadores um pouco mais de controlo, continua claro que a Google não vai esconder a sua principal fonte de receita dos resultados das pesquisas - pelo menos para quem não recorrer a adblockers ou browsers que o permitam fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)