O Chat Control é a proposta da UE para permitir a porta à monitorização de todas as comunicações dos europeus, exigindo que os serviços que disponibilizem encriptação disponibilizem formas das autoridades conseguirem ter acesso aos dados - desde logo derrotando por completo todo o propósito da encriptação E2E. Uma medida tão obscena e abusiva que fica ainda mais demonstrada pelo facto dos políticos quererem regime de excepção para si mesmos, para não serem abrangidos pelo sistema.
Felizmente, a Alemanha e Luxemburgo, que tinham posição neutra, acabaram por votar contra a medida, levando ao chumbo do Chat Control por agora.
The EU’s Chat Control proposal has been stopped, for now, thanks to opposition from Germany and Luxembourg.
— Proton (@ProtonPrivacy) September 12, 2025
But the fight isn’t over.
We’ve been opposing this dangerous attempt to weaken encryption since 2022, and the EU will likely try again.
É bastante vergonhoso que Portugal faça parte do grupo de países a favor desta medida. Resta esperar que com esta pequena vitória, se ganhe mais tempo para explicar aos nossos políticos que este tipo de medidas em nada ajuda a suposta "segurança global", pois irá penalizar apenas os cidadãos comuns, deixando-os expostos a monitorização abusiva e às inevitáveis fugas de informação; já que os verdadeiros criminosos que teoricamente se pretenderia apanhar, se limitarão a usar outras ferramentas de comunicação mais obscuras que mantenham encriptação E2E que continuará a não poder ser espiada.We did it: DE 🇩🇪 LU🇱🇺 & SK🇸🇰 just decided to oppose Chat Control! 🥳
— Tuta (@TutaPrivacy) September 12, 2025
Thanks everyone for your help and keep fighting the good fight. 🫶
Chat Control will not get a majority - at least not today. pic.twitter.com/YI79PTMkM0
Actualização: A UE aprovou o Chat Control numa variante que diz ser apenas "voluntária", mas que continua a levantar preocupações.



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)