2025/11/08

Ilya Sutskever revela porque afastou Sam Altman da OpenAI

Quase dois anos depois da inesperada demissão de Sam Altman da liderança da OpenAI, o testemunho do cofundador Ilya Sutskever volta a reacender a polémica sobre a tentativa de afastamento de Sam Altman da empresa.

Num depoimento dado aos advogados de Elon Musk (pdf) como parte do processo em curso contra a OpenAI, Sutskever descreveu um ambiente interno marcado por manipulação, desconfiança e conflitos entre executivos, alegando que Altman mentia, dividia equipas, e fazia tudo o que podia para consolidar o seu poder dentro da empresa.

Sutskever, que fundou a OpenAI com Altman em 2015 após deixar a Google, diz ter reunido provas durante meses a pedido dos membros independentes do conselho de administração. O resultado foi um memorando de 52 páginas no qual acusava Altman de "mostrar um padrão consistente de mentira, de manipular os seus executivos e de os colocar uns contra os outros". Revelou ainda que estava a considerar propor a remoção de Altman há "pelo menos um ano", convencido de que o seu comportamento o tornava inadequado para liderar uma empresa que desenvolve tecnologia tão poderosa. Sutskever referiu ainda conversas com a então CTO Mira Murati, que lhe terá mostrado mensagens e capturas de ecrã apontando para o estilo manipulador de Altman - comportamento que, segundo ela, já manifestava durante o seu tempo à frente da Y Combinator.

Em Novembro de 2023, o conselho de administração decidiu agir, acusando Altman de "falta de transparência" e votou pela sua saída. Mas a decisão gerou uma revolta interna, com centenas de funcionários a ameaçarem demitir-se, levando o conselho a reintegrá-lo poucos dias depois. Actualmente a posição da OpenAI é a de que todas essas alegações foram "analisadas numa revisão independente" e que concluiu que Sam Altman é a pessoa certa para liderar a OpenAI - mas é a resposta que seria de esperar de uma empresa liderada pelo próprio visado.

Ainda assim, o testemunho de Sutskever reforça as acusações já feitas por outros ex-membros do conselho, sendo que os oponentes de Sam Altman acabaram todos por sair para lançarem os seus próprios projectos: Sutskever deixou a OpenAI para fundar a Safe Superintelligence (SSI), seguido de Mira Murati, que criou a Thinking Machines Lab, entre outros.

Veremos de que forma estes depoimentos irão afectar a evolução da OpenAI, que continua a crescer a cimentar a sua posição como empresa de referência na tecnologia AI - apesar de enfrentar concorrência de todos os lados, desde gigantes como a Google, startups AI, e também os modelos AI open-source que vão chegando da China e mostram capacidades que por vezes até são superiores aos modelos AI fechados ocidentais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)