2025/11/10

iPhone do 20º aniversário vai ter "ecrã total"

Continuam a surgir rumores que indicam que em 2027 a Apple dará o salto para os iPhones com ecrãs sem furos nem recortes para a câmara frontal e Face ID.

A Apple prepara-se para dar novo salto significativo no design do iPhone de 2027, que assinalará o 20º aniversário do dispositivo, apostando num ecrã totalmente sem margens e câmara frontal invisível debaixo do ecrã. Segundo os mais recentes rumores, o desenvolvimento da tecnologia de câmara sob o ecrã está a decorrer conforme planeado e deverá estrear-se neste modelo - um ano depois da chegada do Face ID sob o ecrã, previsto para o iPhone 18 Pro de 2026.

Embora vários smartphones Android já utilizem câmaras sob o ecrã, a maioria apresenta problemas de qualidade de imagem devido ao sensor ficar situado por trás do painel. A Apple, contudo, tem vindo a trabalhar numa solução própria, usando um sistema óptico "freeform" com múltiplas lentes, concebida para reduzir a distorção e aumentar o brilho, compensando a perda de luz típica destas soluções. A tecnologia está a ser desenvolvida em colaboração com a LG Innotek, um dos principais fornecedores sul-coreanos da Apple, e deverá resultar numa câmara de 24 megapíxeis sob o ecrã, em contraste com as câmaras de 4 ou 8 MP usados nas soluções "sob o ecrã" actuais. Este sistema poderá ser também usado no primeiro iPhone dobrável da marca.

O modelo comemorativo de 2027 deverá ainda contar com um ecrã curvo que envolve todas as margens do dispositivo, seguindo a tradição da Apple de marcar as datas importantes com mudanças de design mais "revolucionárias" - à semelhança de 2017, quando o iPhone X substituiu o "iPhone 9" no 10º aniversário, e que se deverá repetir, com um eventual iPhone XX a chegar em vez de um iPhone 19.

Se assim for, será de imaginar que a Apple arranje outra fórmula para o 30º aniversário, pois será pouco provável que se arrisque a lançar um iPhone XXX. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)