2025/11/03

MS corrige "actualizar e desligar" no Windows

A Microsoft corrigiu um bug com mais de uma década, que fazia reiniciar o computador quando se escolha a opção "actualizar e desligar" no Windows 10 e Windows 11.

Depois de anos de frustração, a Microsoft resolveu um dos bugs mais antigos e irritantes do Windows: a opção "Actualizar e desligar" que, em vez de desligar o computador, o reiniciava. A correcção chega com o Windows 11 versão 25H2 (build 26200.7019) e também com a build 26100.7019 no 24H2, garantindo que a partir de agora, ao escolher essa opção, o PC se desligue realmente após concluir a instalação das actualizações, como seria esperado.

O erro remonta ao Windows 10, onde milhares de utilizadores se queixavam que os seus PCs reiniciavam em vez de desligar após as actualizações. Durante anos, muitos pensaram que isso se devia a terem clicado por engano em "Actualizar e reiniciar", mas afinal o problema era mesmo do Windows. Na actualização opcional de Outubro de 2025 (KB5067036), a Microsoft reconheceu finalmente o bug e corrigiu-o, confirmando que a correcção será incluída de forma geral na actualização de segurança de Novembro.
A empresa não revelou a causa exacta, mas tudo indica tratar-se de um problema no componente Servicing Stack, responsável pela gestão das actualizações. Quando o utilizador escolhia "Actualizar e desligar”, o Windows iniciava a instalação das actualizações e entrava na fase de manutenção offline, aquela em que surge o ecrã "A trabalhar nas actualizações". No entanto, em vez de concluir o processo e desligar, o sistema reiniciava para o ecrã de início de sessão.

O mais provável é que a tarefa de "desligar" se perdesse durante o reinício ou fosse bloqueada por outro processo, como o Arranque Rápido (Fast Startup). Seja qual for a razão, a correcção significa que o botão "Actualizar e desligar" finalmente cumpre a sua promessa - uma pequena vitória para todos os utilizadores do Windows que foram dormir convencidos de que o computador passaria a noite desligado após aplicar a actualização, apenas para o encontrarem ligado na manhã seguinte.

1 comentário:

  1. muitos pensaram que isso se devia a terem clicado por engano em "Actualizar e reiniciar"
    eu era um deles, ia para a cama e no dia seguinte estava ligado, pensava que era eu....

    ResponderEliminar