O Suno tem dado que falar, posicionando-se como referência no campo da geração de música AI, com uma qualidade que torna os resultados praticamente indistinguíveis de músicos e cantores reais. Mas, o cenário é de preocupação.
A Suno anunciou uma parceria com a Warner Music Group, que apresenta como sendo um passo importante e indispensável para o seu futuro. Isso até pode ser verdade, na vertente de que as grandes editoras podem facilmente dedicar dezenas de milhões de euros em processos legais contra estas plataformas, acusando de "copiar" estilos de artistas conhecidos, e que, com validade legal ou não, se prolongariam por anos e anos de dispendiosos processos que significariam uma destruição praticamente assegurada de qualquer startup nesta área. Por isso, sim, é um importante passo para a Suno. O problema é o que isso representa para os utilizadores e clientes.
Enquanto a Suno prefere focar-se nos pontos positivos deste acordo, que lhe dará acesso a uma vasta colecção musical para treinar futuros modelos AI de geração de música, aquilo que a maioria dos utilizadores notará de imediato é uma severa restrição: fazer o download das músicas criadas é algo que só fica disponível para as contas pagas, e com limites mensais!
É uma restrição que a Suno diz ter sido necessária para viabilizar o acordo, mas que muitos utilizadores vêem como uma verdadeira traição. Afinal, ferramenta AI ou não, a música foi criada com base nos pedidos dos utilizadores, que a vêem como sendo "sua". E com esta alteração, a música deixa de ser "sua" para ser algo que nem sequer têm o direito de fazer download.A paid Suno account will be required to download songs now, with each paid tier enabling a specific number of downloads each month.
— CHRIS FIRST (@chrisfirst) November 25, 2025
Também não ajudará que, nos grupos de suporte, a Suno esteja a remover sumariamente toda e qualquer discussão sobre o assunto, o que não é propriamente o tipo de atitude que dê grande confiança aos utilizadores / clientes para o futuro.
Veremos no que isto resulta, se o Suno se tornará numa pseudo plataforma criativa que na verdade apenas serve os interesses das grandes editoras, levando os utilizadores a procurar plataformas alternativas, ou se conseguirá manobrar o difícil equilíbrio de agradar a todos. Mas para isso, terá que fazer algumas mudanças em breve, para apaziguar os utilizadores que contribuíram para a sua visibilidade.


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)