O TikTok vai deixar os utilizadores escolherem se querem ver muito, ou pouco, conteúdo gerado por AI.
Numa altura em que os vídeos AI se multiplicam exponencialmente pelas redes sociais, o TikTok anuncia nova ferramenta destinada a dar aos utilizadores mais controlo sobre a quantidade de vídeos AI que aparece no seu feed For You.
Dentro da secção Manage Topics, a plataforma passará a incluir uma opção dedicada a conteúdos AI, apresentada como um novo controlo deslizante que permitirá ajustar facilmente a presença deste tipo de vídeos no algoritmo. Este novo controlo será lançado nas próximas semanas e funcionará de forma semelhante aos restantes tópicos disponíveis, como Desporto, Moda, Saúde ou Actualidade. Quem aprecia conteúdos AI poderá optar por ver mais, enquanto utilizadores que preferem um feed mais tradicional poderão reduzir a sua presença. No entanto, não será possível eliminá-lo por completo - não sendo dada a opção para remover todos os vídeos gerados por AI.
Paralelamente, o TikTok está a testar um novo sistema de identificação "invisible watermarking" que pretende tornar mais difícil manipular as etiquetas que identificam vídeos AI. Diferente dos actuais rótulos visíveis, esta watermark invisível ficará integrada nos metadados do vídeo e permanecerá mesmo que o conteúdo seja descarregado, editado ou carregado noutras plataformas. A tecnologia será aplicada tanto aos vídeos criados com ferramentas internas do TikTok, como o AI Editor Pro, como aos que forem carregados de fontes externas com credenciais C2PA.
Dito isto, e à medida que as ferramentas de geração de vídeo AI vão melhorando e chegando a mais utilizadores, continuará a ser cada vez mais difícil diferenciar vídeos reais de vídeos falsos - pelo que importa sensibilizar e educar as pessoas para que não acreditem cegamente em tudo o que vêem.
2025/11/20
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)