A Microsoft reconheceu que os menu de contexto do Windows 11 se tornaram pouco práticos e está a preparar uma solução.
A Microsoft vai finalmente corrigir um dos problemas mais criticados do Windows 11: o menu do botão direito do rato. Quatro anos após o lançamento do sistema operativo, a empresa confirmou que está a testar um novo design para o menu de contexto em aplicações baseadas em WinUI 3, com uma funcionalidade chamada "Split Context Menu".
O menu actual — que aparece ao clicar com o botão direito num ficheiro ou pasta, tornou-se excessivamente longo e confuso, repetindo frequentemente as mesmas opções ou aplicações. A Microsoft promete um menu mais limpo, curto e inteligente, que se adapta melhor ao conteúdo seleccionado.
O novo Split Context Menu agrupa acções relacionadas num único item. Por exemplo, em vez de aparecerem as opções "Abrir com o Fotos", "Editar com o Fotos" e "Definir como fundo do ambiente de trabalho", o utilizador verá apenas "Abrir com o Fotos", que mostrará um menu secundário com as restantes opções ao passar o rato por cima. Este novo sistema permite aos programadores definir uma acção principal e ocultar outras opções relacionadas dentro de um submenu.
Segundo a Microsoft, o novo design pode reduzir o tamanho do menu em até 38%, consoante o tipo de ficheiro. No Explorador de Ficheiros, por exemplo, ao clicar com o botão direito num ficheiro de imagem ou texto, surgirá apenas a acção principal como "Abrir com o Fotos" ou "Abrir com o Bloco de Notas", com as restantes opções acessíveis num submenu. A novidade chegará primeiro às apps WinUI como o Fotos e o Bloco de Notas, embora a Microsoft ainda não tenha confirmado se irá expandi-la a todo o ambiente do Windows 11.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)