2025/12/10

Google e Apple facilitam transferência entre iPhones e Androids

A Google e a Apple estão a preparar novo sistema de transferência de dados entre iPhones e Android - cortesia das exigências da UE.

A Google e a Apple estão a trabalhar num sistema que facilitará a migração entre Androids e iPhones. A nova solução de transferência entre sistemas já aparece na versão Android Canary 2512 para dispositivos Pixel e chegará numa futura versão do iOS 26. O objectivo é permitir que os utilizadores transfiram uma vasta gama de dados directamente durante a configuração do novo dispositivo, reduzindo a complexidade de mudar entre ecossistemas.

A nova funcionalidade irá suportar mais tipos de dados que as ferramentas actuais, incluindo contactos, mensagens, fotografias, documentos, redes WiFi, palavras-passe, eventos de calendário e até dados de apps de terceiros. As transferências serão feitas via wireless, substituindo gradualmente as apps Move to iOS e Android Switch, que são bastante limitadas.
Segundo a Comissão Europeia, esta cooperação é um resultado directo do Digital Markets Act (DMA), que exige que as plataformas garantam portabilidade de dados e evitem "aprisionar" os utilizadores num único sistema operativo. A CE considera isto, tal como a transferência simplificada de eSIM apresentada no início do ano, demonstra como o DMA está a trazer benefícios prácticos para consumidores e developers.

Apesar de ter sido motivada pelo DMA, a nova experiência de migração será lançada a nível global e não apenas na Europa. Este anúncio surge em altura estratégica, pouco depois da Apple ter acusado o DMA de não ter tido benefícios para os consumidores europeus. Parece que a grande questão poderá estar na Apple ter uma definição diferente de "benefício" para os consumidores - nomeadamente, a nível de achar que é um benefício para os consumidores ser ela a decidir o que podem, ou não, fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)