A Opera abriu o acesso ao seu browser AI Opera Neon - que tem custo de $19.90 por mês.
A Opera abriu o acesso público ao Opera Neon, o seu browser experimental AI criado para que querem experimentar as funcionalidades mais recentes à medida que chegam ao mercado. Até agora, o Neon estava limitado a um grupo limitado de utilizadores "Founders" iniciada a 2 de Outubro, mas passa agora para beta aberta para todos os que o quiserem usar, em Windows e macOS.
O Neon é um browser "agentic", capaz de ir muito além de mostrar páginas web. O browser utiliza agentes AI para executar tarefas, automatizar fluxos de trabalho, e até desenvolver pequenas web apps dentro do próprio browser. No entanto, são funcionalidades que não chegam de borla: o uso do Opera Neon implica uma subscrição de 19,90 dólares por mês. Mas, o preço pode não ser tão penalizador como parece à primeira vista, já que inclui acesso aos mais recentes e poderosos modelos AI, como o Gemini 3 Pro, GPT-5.1 (provavelmente mudará para o mais recente 5.2), Veo 3.1, e Nano Banana Pro. Serviços AI que, separadamente, ficariam mais caros.
Ainda assim, e com múltiplos browsers AI a chegarem ao mercado a cada mês, todos a competir pela atenção dos utilizadores, não será fácil para a Opera diferenciar o Neon dos concorrentes. Além disso, com a Google a integrar o Gemini directamente no Chrome, fica desde logo com vantagem imediata de fornecer serviços AI directamente no browser que a maioria das pessoas já utiliza, e sem qualquer custo (directo) adicional.
2025/12/12
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)