2026/01/26

Apple mostrará Siri com Gemini em Fevereiro

Depois de anos de críticas e espera, a Apple poderá mostrar uma Siri mais inteligente já no próximo mês.

A Apple prepara-se para apresentar uma nova versão mais personalizada da Siri, tirando partido dos modelos Google Gemini, já na segunda metade de Fevereiro. A informação que tem circulado diz que a empresa planeia demonstrações das novas capacidades, embora ainda não se saiba se haverá um evento público ao vivo ou apenas uma demonstração pré-gravada.

A nova Siri fará parte do iOS 26.4, que deverá ser disponibilizada em versão beta em Fevereiro e chegar ao público em Março ou Abril, para todos os dispositivos compatíveis com iOS 26.

Segundo a Apple, esta versão permitirá à Siri usar dados pessoais e conteúdos no ecrã para executar tarefas de forma mais inteligente. A empresa já tinha mostrado esta abordagem na WWDC de 2024, com exemplos como consultar detalhes de voos e reservas a partir das apps Mail e Mensagens - mas esse lançamento acabou por nunca se concretizar.

Embora seja uma actualização necessária e bem-vinda, isto acabará por ser algo em que a Apple acabará por nunca ficar bem vista, podendo ser criticada tanto pelas longas demoras para melhorar a Siri, como também criticada por ser algo que, afinal, podia ter resolvido facilmente em "poucos meses". Ainda assim, isto será apenas o passo intermédio de dar maior inteligência à Siri. Para o iOS 27 espera-se uma Siri completamente renovada, mais aproximada das experiências de assistente AI conversacional que se pode ter com o ChatGPT e Gemini. Mas, por agora, qualquer coisa será bem vinda para tirar a Siri da pré-história em que se encontra em termos de assistente digital.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)