Depois de todos os anos de atraso, em 2026 deveremos assistir à chegada de, não uma, mas sim duas novas Siri com capacidades AI.
A Apple está a preparar uma transformação profunda da Siri, que passará a funcionar como um chatbot completo a partir do iOS 27. A assistente deixará de ser apenas um sistema de comandos por voz e passará a competir directamente com chatbots AI como o ChatGPT e Gemini.
De acordo com as informações reveladas, a Apple está a desenvolver internamente uma nova Siri com o nome de código "Campos", que deverá chegar juntamente com o próximo iOS 27, macOS 27 e iPadOS 27. Esta nova versão substituirá completamente a Siri actual e funcionará como uma aplicação integrada no sistema, acessível através da palavra falada "Siri" ou ao manter pressionado o botão lateral do iPhone e do iPad - como acontece actualmente.
A nova Siri será alimentado por um modelo personalizado baseado no Gemini da Google e suportará conversas em linguagem natural. Entre as capacidades esperadas estão pesquisas na web, respostas a perguntas complexas, geração de imagens, resumos de texto, análise de documentos e do conteúdo no ecrã, bem como o controlo de definições do dispositivo e o uso de dados pessoais para tarefas específicas. Permitirá também executar acções directamente dentro das apps.
Mas, até lá, poderemos ficar com uma previsão do que está a ser trabalhado, com uma Siri "intermédia" que chegará numa actualização para o iOS 26 nos próximos meses. Esta versão terá menos capacidades do que a Siri do próximo sistema, mas já deverá permitir recuperar o grande atraso que a Siri actual tem face aos assistentes AI (a Siri tem estado praticamente parada nos últimos anos em termos de evolução).
É provável que se comecem a conhecer mais detalhes sobre a futura Siri durante a WWDC de 2026 em Junho, altura em que também deverá começar a ser disponibilizada a versão beta para o iOS 27.
2026/01/22
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)