2026/01/29

Bug no Take a Message deixava escutar telefone de destino

Um estranho bug na funcionalidade de resposta automática nos Pixel podia fazer com que quem telefonasse escutasse o que se passava no número de destino.

A Google está a desactivar algumas funcionalidades da app Telefone em modelos Pixel mais antigos, após confirmar um bug que podia expor áudio de fundo durante chamadas não atendidas. O problema afecta "um pequeno número" de dispositivos Pixel 4 e Pixel 5 e está ligado à funcionalidade "Take a Message".

O Take a Message, lançado o ano passado, responde automaticamente a chamadas não atendidas e transcreve mensagens de voz. No entanto, em casos raros, alguns utilizadores relataram que o microfone do telefone era activado enquanto o chamador deixava a mensagem, permitindo ouvir sons do ambiente em vez da saudação normal do voicemail. Segundo a Google, o bug ocorre apenas em "circunstâncias muito específicas" e "pouco comuns" (o que faz parte do ritual habitual de lidar com bugs embaraçosos ou preocupantes, a par do "pequeno número" de pessoas afectadas), mas o que é certo é que optou por desactivar o Take a Message e as funcionalidades mais recentes do Call Screen nestes modelos.

Este bug começou a ser notado por utilizadores que viam surgir no ecrã o indicador de uso do microfone logo após uma chamada perdida, sem qualquer interacção sua. Agora é uma questão de aguardar para ver se a Google corrigirá o problema e reactivará estas capacidades, ou se optará por simplesmente deixá-las desactivada como forma de "incentivar" a troca para um Pixel mais recente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)