2026/01/04

Carros eléctricos dominam com 97% das vendas na Noruega

A Noruega continua a ser pioneira na adopção dos carros eléctricos, com as vendas dos carros a combustão a terem sido residuais em 2025.

A Noruega voltou a fazer história na adopção de veículos eléctricos, com os EV a representarem cerca de 97% das vendas de carros novos em 2025. Dos quase 180 mil automóveis de passageiros registados ao longo do ano, a esmagadora maioria foi totalmente eléctrica, permitindo ao país cumprir, na prática, o objectivo de acabar com as vendas de carros exclusivamente a combustão até 2025.

Os números de Dezembro foram ainda mais impressionantes, com quase 98% das novas matrículas a corresponderem a veículos eléctricos. Os carros a gasolina e a gasóleo passaram a ser residuais, ficando sobretudo reservados a veículos especializados, como os usados por serviços de emergência. Também os híbridos plug-in continuaram a perder relevância.

O forte desempenho no final do ano foi influenciado por alterações nos incentivos. A Noruega começou a reduzir os benefícios para EV mais caros, o que levou muitos compradores a antecipar a aquisição de modelos de gama alta. Isto favoreceu marcas como a Tesla, que terminou o ano como a mais vendida no país, com o Model Y a manter-se destacado no primeiro lugar.

Mais importante ainda, foi atingido um marco simbólico nas estradas: os carros eléctricos já superam os veículos a gasóleo no parque automóvel norueguês. Os EV representam agora cerca de um terço de todos os automóveis em circulação. Embora os veículos a combustão ainda não tenham desaparecido, a trajectória da Noruega mostra como é possível fazer a transição para os veículos eléctricos sem dramas nem o caos que alguns tentam lançar no processo - e sem se poder esquecer isto acontece num país que enfrenta temperaturas gélidas que penalizam a autonomia dos veículos eléctricos, algo que, como se pode ver, não tem preocupado os noruegueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)