2026/01/13

Consumidores sem interesse nos PC "AI" - diz a Dell

Numa posição totalmente oposta à da Microsoft, a Dell revelou que os consumidores não têm mostrado interesse nos PC "AI".

Enquanto a MS se tem focado em impingir AI em tudo o que pode, a Dell revelou que os consumidores não estão a comprar PCs por causa de funcionalidades AI, levando a empresa a reduzir o foco no discurso "AI-first".
Segundo Kevin Terwilliger, responsável de produto da Dell, apesar de todos os novos dispositivos incluírem um NPU, a AI acaba muitas vezes por confundir mais do que ajudar os consumidores a perceber o valor real do produto. O que os utilizadores querem são benefícios claros, e não promessas vagas sobre inteligência artificial. Algo que parece demonstrar que aposta excessiva na AI não está a ter resultados positivos junto do público em geral.

Esta posição é particularmente relevante tendo em conta a forte parceria da Dell com a Microsoft, que continua a promover agressivamente funcionalidades AI no Windows e os Copilot Plus PCs. A Dell foi uma das primeiras marcas a apoiar essa iniciativa, lançando portáteis com os processadores Snapdragon X Elite e a apostar em aceleração local de AI. No entanto, aquilo que os utilizadores mais salientam e valorizam nestes PCs são a autonomia e o desempenho, e não nas funções AI.

Veremos se ao longo de 2026 a MS faz uma mudança significativa à forma como lança e promove as funcionalidades AI - isto, se não quiser manter o mesmo rumo, que apenas tem criado grante antagonismo por parte dos utilizadores. E, se não tem estado disposta a ouvir os seus utilizadores finais, ao menos que ouça os seus grandes parceiros, que estão a dizer o mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)