A HP mostrou no CES 2026 um curioso teclado com PC integrado, o HP EliteBoard G1a.
Podendo ser de utilidade duvidosa, a HP apresentou um PC com Windows integrado num teclado. Chamado HP EliteBoard G1a, o equipamento é descrito como sendo o primeiro "AI PC dentro de um teclado", o que lhe valeu um prémio de inovação do CES.
Apesar do formato compacto, o EliteBoard G1a é um computador completo. O teclado de tamanho normal tem apenas 17 mm de espessura, pesa menos de 750 g e inclui dois microfones e colunas estéreo. No interior, utiliza processadores Ryzen AI 300 da AMD, com mais de 50 TOPS de desempenho no NPU e gráficos integrados Radeon 800M.
Apesar do tamanho compacto, oferecer alguma flexibilidade. O sistema permite actualizar a memória DDR5 SODIMM e o armazenamento M.2 NVMe, e oferece portas USB 4.0, USB 3.2 Gen2 com carregamento e saída de vídeo, além de WiFi 7 e Bluetooth 6.0. O arrefecimento é feito por uma ventoinha interna, com entradas de ar na parte inferior e saída traseira.
O EliteBoard G1a corre Windows 11, inclui uma tecla dedicada ao Copilot e pode ser configurado com leitor de impressões digitais e uma bateria interna opcional de 32Wh, dando-lhe uma autonomia anunciada de até 3.5 horas.
Como sempre, tudo estará dependente do preço, sendo que, para a maioria das pessoas, a grande incógnita será saber se faz sentido ter um "PC teclado" neste formato face às opções mais tradicionais: de usar um portátil, ou um mini-PC. A HP confirmou que o lançamento está previsto para Março, altura em que ficaremos a conhecer o preço.
2026/01/07
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)





















Prémio de inovação?!
ResponderEliminarEntão e os velhinhos Spectrum?! Também eram um PC dentro de um teclado! E já agora o Diablotek U310, um pc com Ubuntu dentro de um teclado em 2012... e o Raspberry Pi 400 também é um mini computador completo...
Não estou a perceber a inovação quando isto já existe há vários anos... apenas não tinham um processador capaz de processar AI...