2026/01/30

Musk poderá fundir SpaceX e xAI

Elon Musk poderá fazer a fusão da SpaceX com a xAI, aproveitando os lucros da primeira para financiar os gastos da segunda.

Elon Musk poderá estar a preparar a fusão de algumas das suas principais empresas, com relatos a apontarem para conversações que envolvem a SpaceX e a xAI e até, possivelmente, a Tesla. A decisão encaixa na estratégia de Musk de aproximar cada vez mais os seus negócios.

São vários os relatos de que a SpaceX e a xAI têm estado em discussões sobre uma possível fusão antes da entrada em bolsa da SpaceX, que se espera que aconteça ainda este ano e lhe dê uma valorização "astronómica". Além do mega-projecto da constelação Starlink já em curso, o próximo objectivo apontado por Musk é a de criar data centers AI no espaço, onde teriam acesso a energia gratuita ilimitada do sol. Entretanto, surgiu também a possibilidade de uma fusão alternativa com a Tesla, em vez da xAI. Ainda não há detalhes concretos sobre valores ou calendário, embora a SpaceX esteja a considerar um IPO já em meados de Junho.

Qualquer uma destas opções reforçaria as ligações já existentes entre as empresas de Musk. A Tesla anunciou recentemente um investimento de cerca de 2 mil milhões de dólares na xAI, além de vendas significativas de baterias, e a xAI adquiriu a plataforma X no ano passado. Uma fusão com a SpaceX aprofundaria ainda mais esta mescla entre espaço, AI e automóveis eléctricos - embora os críticos de Musk apontem para isto como apenas mais uma manobra para manter a valorização das acções das diversas empresas, já que a Tesla começa a revelar fragilidades com a quebra das vendas (agora abandonando o Model S e X para apostar nos robots), e a xAI continua a queimar "biliões" no processamento AI e os seus mega datacenters.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)