2026/01/05

VW ID. Polo aposta no regresso aos botões físicos

A VW anunciou um regresso aos botões físicos, que se fará sentir no novo ID. Polo.

A Volkswagen está a mudar significativamente a abordagem ao interior dos seus próximos veículos eléctricos. A marca revelou um novo design para a sua futura gama de EV acessíveis, com mais botões físicos, um sistema de infotainment redesenhado, e vários ajustes feitos com base no feedback dos condutores.

Este novo interior estreia-se no ID. Polo, o primeiro de quatro modelos eléctricos de entrada planeados pela Volkswagen. O cockpit inclui um ecrã digital de 10.25" para o condutor e um ecrã central de 13", acompanhados por botões físicos dedicados para a climatização e outras operações imediatas - como ligar os quatro piscas. Há ainda mais controlos físicos no volante e um selector rotativo na consola central para o áudio.
Pela primeira vez, o sistema ID. Light foi alargado, passando a percorrer o painel de instrumentos, a base do para-brisas, e as portas. O novo software traz também a mais recente geração do Travel Assist, que irá reconhecer semáforos e sinais de stop. Como bónus, existe um modo de visualização retro que transforma os ecrãs digitais num painel de instrumentos inspirado no Golf I dos anos 80.

Apesar de ter dimensões semelhantes às do Polo a combustão, o ID. Polo oferece mais espaço interior graças à plataforma eléctrica e à bateria plana. O preço começa nos 25.000 euros, com várias opções de potência e baterias LFP e NMC, oferecendo até 450 km de autonomia WLTP. No entanto, é esperado que a Volkswagen comece por lançar modelos melhor equipados (leia-se: mais caros), antes de efectivamente disponibilizar a versão base com o preço mais reduzido.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)