Mesmo com alguns dias de atraso, podemos considerar cumprida a promessa de Elon Musk - que tinha prometido revelar o algoritmo do X a 17 de Janeiro, coisa que acabou por só acontecer hoje, dia 20 (tendo em conta as suas muitas outras promessas nunca cumpridas, acho que não deixará de ser positivo).
O algoritmo do X tem estado sob constante polémica, por apresentar conteúdos com pouco interesse para os utilizadores, que levantaram as acusações de que o sistema apenas se focava em mostrar conteúdos polémicos que incentivassem a interacção, em vez daquilo que os utilizadores realmente queriam ver, como as contas que seguem. Mais recentemente, foi acusado de silenciar totalmente algumas comunidades, como as de criptomoedas.
Pois bem, com o algoritmo à vista de todos, à coisas que ficam confirmadas, e outras que ficam por explicar.
É atribuída uma pontuação a cada tweet, com base num valor base de cada conta (contas pagas recebem visibilidade adicional) e no rácio de contas seguidas e de seguidores. A partir daí o tweet começa por ser mostrado a apenas 5-10% dos seguidores e umas poucas pessoas fora da sua rede; passados 5 minutos, se o tweet tiver tido boa recepção (comentários), é apresentado a 20-30% dos seguidores e mais pessoas fora da sua rede; entre os 15-30 minutos, se continuar a ter boas interacções, é finalmente promovido a aparecer no feed "for you" de forma mais visível.We have open-sourced our new 𝕏 algorithm, powered by the same transformer architecture as xAI's Grok model.
— Engineering (@XEng) January 20, 2026
Check it out here: https://t.co/3WKwZkdgmB https://t.co/nQ5GH1a42e
Fazer retweet ou quote tweet não tem grande efeito, sendo que o ponto mais positivo é obter respostas ao tweet, com valorização adicional se houver uma resposta do autor. Algo que confirma a táctica habitual que tem proliferado, de que não se deve colocar o link no tweet original, mas sim numa resposta feita ao tweet.
Fica por explicar porque motivo, por mais que se diga que não se quer ver determinados conteúdos, esses conteúdos continuem a ser apresentados.
Ainda assim, há vários aspectos que o X opta por manter em segredo, como os valores concretos das valorizações e penalizações, dizendo que é por "motivos de segurança". Como de costume, a promessa de "transparência total" só é boa até certo ponto).
Apesar disso, não deixa de ser curioso que o próprio Elon Musk reconheça que o algoritmo no seu estado actual é uma "autêntica porcaria", como se não estivesse à frente do X há mais de três anos!I agree (sigh)
— Elon Musk (@elonmusk) January 19, 2026


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)