O YouTube fez alterações à capacidade de pesquisa na plataforma, adicionando coisas pedidas pelos utilizadores, mas removendo outras que eram consideradas úteis.
O YouTube está a lançar uma actualização aos filtros de pesquisa de vídeos, com mudanças de nome, pequenos ajustes, mas também a remoção de algumas opções. O objectivo, dizem, é "tornar os filtros mais intuitivos e alinhados com as expectativas dos utilizadores".
Começando pela parte positiva, surge finalmente uma opção dedicada para Shorts, ao lado de Vídeos, Canais, Playlists e Filmes. O filtro de Duração também foi ajustado, trocando "Menos de 4 minutos" por "Menos de 3 minutos" e adicionando uma nova opção de "3 a 20 minutos".
Há ainda alterações na ordenação. O "Sort By" passa a chamar-se Prioritize, enquanto o filtro de número de visualizações foi alterado para Popularity. De acordo com o YouTube, esta opção destaca vídeos populares com base não só nas visualizações, mas também noutros sinais, como o tempo de visualização e a relevância para a pesquisa.
Quanto à parte das remoções, que tem gerado alguma polémica, o YouTube removeu duas opções de ordenação: "Upload Date – Last Hour" e "Sort by Rating". A justificação é a de que estas opções "não estavam a funcionar como esperado" e "geraram várias queixas dos utilizadores".
Explicação que tem sido refutada pelas vozes críticas, dizendo que se tratam de coisas bem claras e fáceis de implementar, e que permitiam descobrir conteúdos recentes sem interferência daquilo que o algoritmo do YouTube decide promover - ainda mais com as alterações feitas, em que as opções de ordenação passam a não ser feitas por critérios visíveis, mas sim pela "relevância" e "popularidade" que o YouTube pode calcular como bem entender.
2026/01/12
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)