A Apple está a preparar três novos dispositivos focados na tecnologia AI, óculos, pendente, e AirPods com câmaras.
A Apple pode estar bastante atrasada na adopção das tecnologias AI, mas parece não querer ser apanhada desprevenida a nível dos dispositivos AI (provavelmente para não ficar sem resposta caso o futuro dispositivo da OpenAI venha a ser um sucesso). Como tal, surgem relatos de que está a desenvolver três novos wearables centrados em inteligência artificial: uns óculos inteligentes, novos AirPods com câmaras, e um pequeno pendente com AI para usar preso à roupa ou ao pescoço. Todos os dispositivos serão construídos em torno da futura Siri AI e irão recorrer a contexto visual para executar acções, utilizando câmaras integradas para interpretar o que os rodeia. Mas, não serão dispositivos autosuficientes, ficando dependente de um iPhone para funcionar.
Os AirPods e o pendente deverão incluir câmaras de baixa resolução destinadas a fornecer dados à AI, não para captar fotografias ou vídeos de alta-qualidade. O pendente é descrito internamente como os "olhos e ouvidos" do iPhone, funcionando como uma câmara e microfone sempre activos para a Siri. Em termos de desempenho, deverá estar mais próximo dos AirPods do que de um Apple Watch, sendo pensado como acessório e não como substituto do iPhone.
Os óculos inteligentes não deverão ter ecrã para manter o custo mais acessível, mas contarão com colunas, microfones e duas câmaras: uma para imagens em alta resolução e outra de baixa resolução para o contexto visual a tempo inteiro. O objectivo é dar consciência ambiental ao dispositivo, ajudando a Siri a interpretar o espaço envolvente, medir distâncias e fornecer assistência contextual ao longo do dia. Na prática, os óculos poderão identificar objectos para o utilizador, adicionar automaticamente eventos vistos num cartaz ao calendário, criar lembretes com base no local, ou oferecer navegação usando pontos de referência reais.
Tanto o pendente como os óculos estão apontados para lançamento no próximo ano (2027), embora os planos possam ainda mudar. Depois da recepção "morna" aos dispendiosos Vision Pro, estes produtos parecem revelar uma nova ofensiva, mais económica, para iniciar uma nova era de acessórios AI.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)