2026/02/09

Elon Musk promete base na Lua até 2036

Elon Musk mudou de ideias, e agora diz que a SpaceX irá fazer uma base auto-sustentável na Lua.

Voltando a fazer aquilo que faz habitualmente, Elon Musk reajustou as suas promessas. Depois de ter dito que iria directamente para Marte e que a Lua era apenas "uma distracção", Musk vem agora dizer que a SpaceX está agora focada em criar uma base auto-sustentável na Lua. A mudança de planos deve-se a que, criar essa base na Lua poderá ser feito em "menos de 10 anos", enquanto que em Marte o mesmo projecto demoraria mais de 20 anos.
Mesmo com a Lua bastante mais perto e acessível, a tarefa é literalmente megalómana, necessitando de vários milhares de lançamentos da futura Starship, e tendo que enfrentar inúmeros problemas técnicos que ainda não têm solução definida (recorde-se que ainda nem sequer há fatos de astronauta finalizados para o regresso à Lua).
Obviamente, os críticos de Musk relembram que, há dez anos, Musk prometeu que, por esta altura já teria feito uma cidade em Marte, desvalorizando as missões à Lua como meras distracções - coisa que, ao estilo de muitas das suas promessas, não se materializou.
Ainda assim, não se pode ignorar que a SpaceX é, neste momento, a única empresa que tem os meios técnicos para poder tornar esta promessa realidade (por pouco provável que possa parecer). Mas, tal como a nível do eternamente prometido FSD, há o risco de, em poucos anos, outras empresas e países se aproximarem ou igualarem as capacidades da SpaceX; e a economia circular da SpaceX fazer centenas e centenas de voos para si mesmo (com os lançamentos dos satélites Starlink, não será sustentável para sempre se a empresa não tiver lucros reais.

Fica o reencontro marcado para 2036, para ver se esta promessa de Musk se concretiza (ou se nessa altura ainda estaremos a aguardar pelo FSD)...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)