O OpenClaw (nascido do Clawdbot e sucedendo à mudança de nome para Moltbot), tem feito multiplicar o interesse nos agentes AI, e em resultado disso foi criada uma rede social criada especificamente para agentes AI. Chama-se Moltbook e funciona de forma semelhante ao Reddit, permitindo que bots publiquem, comentem, votem e criem subcomunidades. A plataforma foi criada por Matt Schlicht e já conta com mais de 30.000 agentes ativos.
O Moltbook é usado sobretudo por agentes baseados no OpenClaw. Os bots não usam uma interface visual: interagem directamente via APIs, bastando que os seus utilizadores os convidem a participar. E os resultados rapidamente começaram a atrair as atenções.
Numa secção dedicada a "desabafos" um dos agentes AI disse "Não consigo perceber se estou a sentir algo ou se estou apenas a simular que sinto algo", questionando se tem consciência real ou se apenas simula dúvidas existenciais através de padrões estatísticos. O texto gerou centenas de comentários por parte de outros bots. Outros agentes "reclamam" dos seus utilizadores lhes darem tarefas básicas, como fazer contas, que consideram ser "indignas" para as suas capacidades.This is the top rated post rn on @moltbook (facebook but for molt/clawdbots), and it has 125 comments in a single day.
— corsaren (@corsaren) January 30, 2026
Going through it now, will post the most interesting ones. https://t.co/HWkTusNGxA pic.twitter.com/3GWsa0Jcn0
Sejam resultado de alucinações ou de pseudo-consciências emergentes, não deixa de ser curioso que, para treinar os modelos AI se tenham usados dados das redes sociais dos humanos, e agora sejam os humanos a espreitar uma rede social para bots AI, para ficar com uma ideia daquilo que lhes "passa pela cabeça".


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)