Um anúncio que estava a ser apresentado como sendo do primeiro dispositivo de hardware da OpenAI acabou por se revelar ser uma brincadeira gerada por AI.
O suposto anúncio "leakado" da OpenAI para o Super Bowl, revelando earbuds, uma esfera brilhante, e com o actor Alexander Skarsgård, era afinal completamente falso. O vídeo sugeria a apresentação do primeiro dispositivo de hardware do ChatGPT, supostamente desenvolvido com Jony Ive, mas nada disso correspondia à realidade.
À medida que o Super Bowl chegava ao fim, começaram a circular capturas de ecrã de uma publicação no Reddit, onde um alegado funcionário dizia ter divulgado o anúncio por engano depois deste não ter sido exibido. As imagens espalharam-se rapidamente, aproveitando a enorme curiosidade que existe sobre a entrada da OpenAI no mercado de hardware de consumo.
Foi a própria OpenAI que rapidamente veio alertar para que tanto o anúncio como os dispositivos mostrados eram inventados. Uma análise mais atenta à conta do Reddit revelou outros sinais de alerta, incluindo o facto de ser uma conta recente (entretanto apagada), e ligada a um historial profissional sem qualquer relação com a OpenAI.
Embora as chamadas "fake news" não sejam nada de novo, não há dúvida que estamos numa era em que a facilidade de geração de imagens e vídeos falsos de alta qualidade faz com que seja cada vez mais difícil distinguir o que é real do que é falso, podendo fazer com que muitas pessoas - compreensivelmente - adoptem uma postura de cepticismo permanente.
2026/02/09
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)