2026/03/22

Carregador Belkin BoostCharge Pro consome apenas 3mW em standby

Reacendendo as questões dos consumos em standby, a Belkin lançou um carregador com consumo praticamente nulo.

Há muito que se sabe que os consumos em standby dos dispositivos electrónicos podem representar muitos watts que pesam na factura da electricidade ao final do ano. Mas, não tem que ser assim, e nem sequer é preciso inventar muito.

Um novo carregador USB-C da Belkin está a chamar a atenção por prometer "consumo zero em standby". O Belkin BoostCharge Pro consome cerca de 3 milliwatts quando não está em uso, um valor extremamente baixo e que redefine o patamar do consumo "zero". Para referência, carregadores de outras marcas populares podem consumir 50 mW ou mais de 100 mW, e mesmo um carregador da Apple consome mais de 18 mW.
O segredo está na forma como o carregador gere os seus circuitos internos. Quando não detecta nenhum dispositivo ou um cabo ligado desactiva grande parte dos seus componentes. A nível técnico, não há truques revolucionários. O design limita-se a seruir as recomendações da Renesas (fabricante do chip de controlo utilizado), utilizado.



Ainda assim, pode dizer-se que a solução não é perfeita. Ao se ligar um cabo USB-C com chip integrado, o carregador fica impedido de entrar neste modo de consumo "zero" e passa a ficar no modo standby normal que consome cerca de 30 mW.

Apesar de se estar a falar de consumos reduzidos - muito distantes daqueles dispositivos que podem gastar Watts em standby - pode continuar a ser vantajoso simplesmente optar por um bloco de tomadas com interruptor integrado, que dispensa toda a tecnologia avançada para garantir que se tem consumo realmente zero!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)