A LG faz chegar as poupanças dos ecrãs dos smartphones aos portáteis, com o primeiro ecrã LCD de 1Hz.
Embora, felizmente, no mundo dos PCs se tenham tornado comuns os ecrãs de mais de 60Hz, as coisas continuam atrasadas no extremo oposto: do uso de frequências reduzidas para poupar energia. Agora, a LG Display anunciou o início da produção do primeiro painel LCD para portáteis com taxa de actualização variável entre 1Hz e 120Hz. O novo painel utiliza tecnologia Oxide, permitindo ajustar a taxa de actualização consoante a utilização - podendo descer até 1Hz em tarefas estáticas, como leitura de emails ou páginas web, e subindo até 120Hz para maior fluidez em vídeo e jogos.
O sistema detecta a actividade no ecrã e adapta-se em tempo real, reduzindo o consumo energético quando a imagem não muda. Segundo a LG Display, esta abordagem pode aumentar a autonomia até 48% face a soluções tradicionais, sem prejudicar o desempenho quando necessário.
Os primeiros portáteis a integrar este painel serão da Dell, na linha XPS. Os novos XPS 14 e XPS 16, apresentados no CES 2026, deverão incluir estes ecrãs. E embora tenha começado pelos LCDs, que se tornam na opção mais económica, a LG Display diz que também aplicará o mesmo sistema a painéis OLED já no próximo ano (2027).
Será desta que começaremos a ver portáteis com sistemas de ecrã "always-on" como temos nos smartphones?
2026/03/24
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)